segunda-feira, 29 de novembro de 2010





Midnight Oil é uma banda australiana de rock ativista.  Estiveram aqui em Poa em 98 e fui lá conferir o som dos caras que foi arrasador. As canções da banda, para que não conheçe,  tem cunho ecológico clamando pela proteção ao meio ambiente e defendendo os direitos do povo aborígene. A banda sempre fez muito sucesso entre os ambientalistas e surfistas. 




      Em 1972, três estudantes universitários de Sydney formaram uma banda, a Farm. Rob Hirst (bateria), Andrew James (baixo) e Jim Moginie (Guitarra e teclados) fizeram um anuncio num jornal a procura de um vocalista. Peter Garrett se interessou e integrou a banda. Em 1975 já faziam uma turne universitária nas férias pela costa leste da Austrália. Em 1976 Garret terminou a faculdade de Direito para poder se dedicar mais a banda que então mudam o nome para Midnight Oil. Em 1977, depois da entrada do guitarrista Martin Rotsey, fundam seu proprio selo independente a Powderworks. Em 1978 lançam seu primeiro álbum com o mesmo nome da banda.
No início dos anos 80 a banda começa a chamar atenção pela suas fortes letras protestando contra a poluição e os direitos do povo aborígene. Os shows eram uma atração à parte considerados verdadeiras paradas de protesto em frente à fábricas poluidoras.

       Em 1987, lançaram o álbum Diesel and Dust que foi sucesso instantâneo. A música Beds Are Burning que dizia "Queimamos nosso próprio berço" culpava os australianos pelo extermínio do povo aborígene que foram expulsos do deserto e forçados a trabalhar para os ingleses. O álbum foi muito elogiado pela crítica nos EUA o que deu a banda visibilidade no país. Em 1988 fizeram uma turne nos EUA e Europa.
Em 1990 lançam Blue Sky Mining que foi o maior sucesso da banda e a tornou mundialmente conhecida.
      
       Foi nesse álbum que a banda conquista o público surfista que se identificaram e propagaram seu som. Blue Sky Mine e King of the Mountain eram executadas em campeonatos de surf e se tornaram hinos dessa tribo. Em 1992 lançaram um CD ao vivo Scream in Blue da turne Blue Sky Mine.




        Em 1993 a banda veio ao Brasil e fizeram shows no Rio de Janeiro (Maracanazinho) e Porto Alegre (Ginásio Gigantinho) às vesperas do lançamento do novo CD Earth Sun and Moon. Em 1996 lançam Breathe e em 1997 vêm ao Brasil mais uma vez para shows e foram até matéria do Esporte Espetacular que falou da banda e do surf. Com um discurso desgastado, as letras já não tinham mais o impacto de antes, que então fazia sucesso mais entre o público surfista.

        Em 1998 lançam Redneck Wonderland um álbum com letras politizadas e de cunho esquerdista. Em 2000 na cerimonia de encerramento das Olimpiadas de Sydney eles tocam Beds Are Burning para milhares de pessoas, vestidos com camisas pretas escrito "Sorry" (desculpa) numa clara alusão ao povo aborígene.
A banda se dissolveu em 2002. Garrett se tornou político e foi eleito ao parlamento australiano em 2004. Rob Hirst continou em seus projetos paralelos, Backsliders (Blues) e Ghostwriters (com Richard Grossman, ex-baixista do Hoodoo Gurus). Jim Mogine montou a banda Reverberama e Martin Rotsey passou a fazer parte dos Ghostwriters.

       O Midnight Oil ganhou 11 premiações no ARIA Awards e em 2006 entrou no ARIA Hall of Fame reconhecidos como uma das mais importantes bandas australianas.

      Em 2008 o vocalista da banda Peter Garret foi eleito ministro do meio ambiente australiano pelo Partido Verde da Austrália. Exerce atualmente a função.  Em 2009 o midnight anúncia oficilamente o seu fim.  Mas tenho certeza que ainda vai rolar um retorno dos caras.....ou ao menos uma palinha dos caras em algum evento pró-meio ambiente. Já tocarem por aqui de novo para o contento de nossa  brazucada  já é esperar de mais  :(((      Quem sabe ??????   .....  só o tempo nos dará a resposta !!!!!!!!!!





Galera radioativa... vejam o vídeo que fiz do Midnight Oil  aqui em Porto Alegre: 











.